Uma das coisas mais comuns com as quais os pais se preocupam é se o aprendizado de robótica pode ou não ajudar seus filhos a se desenvolverem melhor em disciplinas tradicionais na escola.

O que é robótica?
Robótica é a ciência dos robôs. Robõs são máquinas podem ser controladas remotamente ou pré-programadas para completar uma tarefa por conta própria com pouca ou nenhuma intervenção humana. Existem muitos tipos diferentes de robôs, dependendo de seu uso e aplicação: robôs industriais, robôs de serviço, robôs militares, robôs médicos, robôs educacionais, entre outros.
A ideia por trás da robótica é criar máquinas que possam fazer algumas das tarefas que os humanos fazem. Os robôs são criados para diferentes propósitos, principalmente para executar tarefas perigosas, entediantes ou repetitivas, como por exemplo:
- Alguns robôs são usados em fábricas para ajudar os humanos a construir coisas de forma mais rápida e eficiente.
- Robôs projetados para explorar o espaço ou o fundo do oceano.
- Alguns robôs podem ajudar pessoas com deficiência a viver vidas mais independentes.
Muito além dos robôs
Os conceitos envolvidos nos projetos de robótica envolvem a aplicação de matemática, física, ecologia, economia, linguas, raciocínio, pensamento lógico, e muitos outros.
A robótica é uma ótima maneira de ensinar uma criança a desenvolver suas habilidades, lidar com frustrações e a resolver problemas complexos. A criação e a montagem de robôs permitem que elas formulem soluções, trabalhem em equipe, desenvolvam o raciocínio lógico e criativo, e as ajudam a pensar “fora da caixa”.
Os cursos de robótica visam criar um ambiente colaborativo onde os alunos aprendam a ser criativos. Eles são incentivados a discutirem ideias, escutar os outros e a continuar tentando acertar mesmo quando cometem erros.